how-can-i-help: oportunidades de contribuição com o Debian

11/02/2014 por Antonio Terceiro

Já faz um tempo desde o meu último post, e pra esse novo vou retomar o assunto do anterior - como começar a colaborar com o Debian, inspirado num post recente do Stefano.

O how-can-i-help é um programa que te mostra oportunidades de colaboração relacionadas aos pacotes que estão instalados no seu sistema: pacotes que precisam de novos mantenedores, pacotes que estão com bugs críticos, pacotes que estão com bugs críticos e vão ser removidos da testing, etc.

Outro tipo de possível contribuição que o how-can-i-help vai listar e que vai ser bastante útil pra quem quer começar são bugs com a tag “gift”, ou seja bugs que o mantenedor do pacote marcou como fáceis para serem resolvidos por novos colaboradores.

Por padrão o how-can-i-help vai rodar toda vez que você instalar um pacote, mas também você também pode rodar ele digitando how-can-i-help manualmente no terminal.

Então, se você quer começar a contribuir com o Debian, você pode começar agora mesmo com:

    $ apt-get install how-can-i-help

OBS: o how-can-i-help só estão disponível a partir do Debian jessie (próximo release), ou seja, você precisa estar usando jessie (testing) ou sid (unstable).

Fonte: Antonio Terceiro