Porque você deve ir à MiniDebConf Curitiba 2016

27/02/2016 por Giovani Ferreira

Às vezes as pessoas próximas a nós, amigos e familiares, não entendem porque nos envolvemos e dedicamos tanto à projetos de Software Livre. O trabalho de colaboração dentro de uma comunidade é um trabalho voluntário como qualquer outro e é da natureza do ser humano ter essa motivação, talvez seja por nos deixar mais conscientes do nosso papel na sociedade e na formação do mundo.

O motivo pelo qual participamos destas comunidades a princípio pode ser a busca na solução de nossos problemas técnicos ou ainda ter acesso a projetos com tecnologia de ponta. Mas com o passar do tempo parecem que essas comunidades conquistam o nosso coração e outros valores assumem um papel importante, seja o compartilhamento livre do conhecimento, valorização de pessoas acima da tecnologia, sensação de pertencimento, amadurecimento pessoal e profissional, vivência de outras culturas, etc.

Comunidades são feitas de pessoas e a relação entre essas pessoas e seus propósitos é o que dita o ritmo e o futuro desta comunidade. Por isso que quero te falar alguns bons motivos para participar da Mini DebConf Curitiba 2016:

- Maior encontro da comunidade Debian no Brasil desde a DebConf4. Desde a realização da DebConf4 em 2004, não se tem um evento de expressão exclusivo da comunidade Debian. Até o momento temos 11 Palestras, 5 Workshops, além de várias Light Talks, Install Fest, Painel de Debate, Festa de assinatura de Chaves, é uma super programação para dois dias de evento.

- Imersão nas trilhas de colaboração do projeto. A proposta é promover atividades nas principais linhas de colaboração dentro do projeto Debian. Você terá acesso a palestras e workshops sobre tradução produção gráfica, empacotamento, infra estrutura ou ainda projetos com sistemas embarcados. Membros oficiais dos times de Publicidade, Ruby, Perl, Forense, Tradução e outros, estarão presentes e você terá acesso direto à estas pessoas para aprender como contribuir com Debian.

- Fazer amizades e aprender muito. Como havia dito, uma comunidade é feita de pessoas, então estar em eventos é uma ótima oportunidade de conhecer muita gente e também muitos outros projetos. Você revisar um pacote, aplicar um patch ou submeter uma tradução junto de outro membro com mais experiência é uma oportunidade de aprendizado única e além disso o contato com pessoas e culturas diferentes é enriquecedor. Já estamos com mais de 180 inscrições, temos pessoas dos 4 cantos do brasil, além de participantes de outros países da América Latina, Europa e África.

É isto que te espera na Mini DebConf Curitiba 2016, um evento relacionado à distribuição que comecei a utilizar em 2007, mas que somente a partir de 2015 comecei a colaborar com o desenvolvimento. Nestes poucos meses muita coisa aconteceu e posso dizer que aprendi muito. O que digo à você que tem interesse em participar de uma comunidade é que não deixe o tempo passar como eu deixei (8 anos de usuário até a minha primeira contribuição), saia da inércia e aproveite este mundo de oportunidades. A Mini DebConf acontecerá nos dias 05 e 06 de março (sábado e domingo), na sede da Aldeia Coworking, na Avenida Cândido de Abreu, 381, no bairro Centro Cívico, Curitiba/PR. Mais informações: http://br2016.mini.debconf.org.

Nos vemos lá! ;-)