Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Debian Brasil

2 integrantes


Latinoware 2016

Fotos no FISL17

Fotos na CPBR9

 Voltar a blog
Tela cheia Sugerir um artigo

DebConf19 chega ao fim em Curitiba

18 de Agosto de 2019, 21:02 , por Paulo Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes

DebConf19 chega ao fim em Curitiba

Próxima edição da conferência vai acontecer em Israel. Evento já tem data definida.

Luiz Fernando Hanysz | 28.07.2019

Neste sábado (27 de julho), a Conferência anual de Desenvolvedores(as) e Colaboradores(as) do Projeto Debian chegou ao fim. Realizada pela segunda vez no Brasil, a conferência contou com 145 palestras, workshops e atividades. Foram mais de 380 participantes, de 50 países diferentes.

Antes do início da Conferência, a tradicional DebCamp aconteceu entre 14 e 19 de julho e focou na organização de infraestrutura e um workshop de empacotamento. Ao longo de três dias, as atividades permitiram que novos colaboradores pudessem iniciar o empacotamento Debian. Antonio Terceiro, 38, completa sua oitava participação em DebConfs com a edição de 2019. Terceiro mora em Curitiba há cinco anos e fez parte do time local da DebConf19. "Organizar é diferente porque geralmente vamos à Conferência trabalhar com o Debian e conhecer novos lugares e pessoas. Desta vez, me dediquei totalmente para a realização do evento".

O Open Day, realizado no dia 20, contou com mais de 250 participantes. A programação envolveu apresentações e workshops para o público em geral, uma feira de emprego com stands dos patrocinadores da DebConf19 e um festival de instalação do sistema Debian. Daniel Lenharo, 37, participou presencialmente do encontro pela segunda vez. Lenharo acredita que o evento foi um sucesso. "Conseguimos deixar tudo preparado com antecedência, então não tivemos grandes imprevistos", conta.

A grande Conferência de Desenvolvedores(as) Debian (DebConf19) teve início no domingo (21). Junto com as tradicionais 'Bits from the DPL' e palestras relâmpago, também foram realizadas demonstrações ao vivo e o anúncio da DebConf20, que será realizada em Haifa, Israel. O evento também abriu espaço para sessões relacionadas ao lançamento mais recente do Debian - versão 10, "Buster" - e os novos recursos do sistema. As sessões também abordaram atualizações de projetos internos de equipes Debian, além de eventos de interesse sobre o Debian e software livre em geral. A programação foi diariamente atualizada com atividades planejadas e ad-hoc, introduzidas pelos participantes ao longo da Conferência.

Para quem não esteve em Curitiba, a maioria das palestras e sessões foram transmitidas ao vivo e gravadas para o arquivo de reuniões, disponível aqui. Quase todas as sessões facilitaram a participação remota por meio de aplicativos de mensagens do IRC ou documentos de texto colaborativos on-line. O site da DebConf19 permanecerá ativo para fins de arquivamento e continuará oferecendo links para apresentações e vídeos de palestras e eventos.

Jose Calhariz, 48, veio de Lisboa, Portugal. O Debian developer acredita que a DebConf é importante para conhecer outras culturas e países. Perguntado sobre o que achou do encontro em Curitiba, ele é breve e sincero: "Achei bom!". Calhariz participou pela primeira vez de uma DebConf em 2007, na Argentina. De lá pra cá, já perdeu as contas.

Durante a Conferência, várias equipes (Front Desk, equipe de boas-vindas e equipe anti-assédio) estiveram disponíveis para que os participantes obtenham sua melhor experiência na Conferência e encontrem soluções para qualquer problema que possa surgir, tanto os que estiveram presentes em Curitiba, quanto os remotos. Hamid Nassiby, 36, veio do Irã para participar da DebConf pela primeira vez. O engenheiro de computação trabalha com plataformas livres desde 2001, participando de eventos relacionados ao Linux em seu país natal. Nassiby elogiou a recepção que teve em Curitiba e na Conferência em geral. "Não me senti um estrangeiro aqui. Estou muito feliz em participar da DebConf, o que foi bem energizante para mim. O time local fez um grande trabalho, sempre perguntando como eu me sentia, se estava com dificuldades. Os problemas foram poucos, e foram resolvidos", comenta.

Veja a página da web sobre o Código de Conduta no site da DebConf19 para mais detalhes.

Em 2020, a DebConf20 será realizada entre os dias 23 a 29 de agosto. Como já é tradição, os organizadores locais em Israel iniciarão as atividades da Conferência com a DebCamp (16 a 22 de agosto), com o objetivo de adequar a infraestrutura necessária para o evento. O Debian agradece o empenho de inúmeros patrocinadores para apoiar a DebConf19, particularmente nossos patrocinadores Platinum: Infomaniak, Google e Lenovo.

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um projeto comunitário verdadeiramente livre. Desde então, o projeto cresceu e se tornou um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários do mundo todo trabalham juntos para criar e manter software Debian. Disponível em 70 idiomas e suportando uma enorme variedade de tipos de computadores, o Debian chama-se sistema operacional universal.

Sobre a DebConf

A DebConf é a conferência de desenvolvedores do Projeto Debian. Além de um cronograma completo de palestras técnicas, sociais e políticas, a DebConf oferece uma oportunidade para que desenvolvedores, colaboradores e outras pessoas interessadas se encontrem pessoalmente e trabalhem em conjunto mais de perto. A conferência ocorre anualmente desde 2000 em locais tão variados quanto a Escócia, a Argentina e a Bósnia e Herzegovina. Mais informações sobre o DebConf estão disponíveis em https://debconf.org.

Sobre o Infomaniak

A Infomaniak é a maior empresa de hospedagem na web da Suíça, oferecendo também serviços de backup e armazenamento, soluções para organizadores de eventos, transmissão ao vivo e serviços de vídeo sob demanda. A empresa possui datacenters e todos os elementos essenciais para o funcionamento dos serviços e produtos fornecidos (software e hardware).

Sobre o Google

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, oferecendo uma grande variedade de serviços e produtos relacionados à Internet, como tecnologias de publicidade on-line, pesquisa, computação em nuvem, software e hardware.

O Google tem apoiado o Debian patrocinando a DebConf por mais de dez anos, e também é um parceiro Debian que patrocina partes da infraestrutura de integração contínua da Salsa no Google Cloud Platform.

Sobre a Lenovo

Como um líder global de tecnologia que fabrica um amplo portfólio de produtos conectados, incluindo smartphones, tablets, PCs e estações de trabalho, bem como dispositivos AR/VR, soluções inteligentes para casa/escritório e datacenter, a Lenovo entende como sistemas e plataformas abertas críticos estão conectados ao mundo.

Informações de contato

Para mais informações, visite a página da web DebConf19 em https://debconf19.debconf.org ou envie um e-mail para <press@debian.org>.

 

 

800px debconf19 horizontal

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.