[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ próximo ]

Como usar o APT
Capítulo 7 - Como lidar com erros?


7.1 Erros comuns

Erros sempre acontecem, muitos deles causados por falta de atenção do usuário. Aqui estou listando alguns dos erros reportados mais frequentemente e como lidar com eles.

Caso você receba uma mensagem parecida com a seguinte ao tentar rodar o apt-get install pacote...

     Reading Package Lists... Done
     Building Dependency Tree... Done
     W: Couldn't stat source package list 'http://people.debian.org unstable/ Packages' (/var/state/apt/lists/people.debian.org_%7ekov_debian_unstable_Packages) - stat (2 Arquivo ou diretório não encontrado)
     W: You may want to run apt-get update to correct these missing files
     E: Couldn't find package penguineyes

você se esqueceu de rodar o apt-get update depois da sua última alteração no arquivo /etc/apt/sources.list.

Se o erro for parecido com:

     E: Could not open lock file /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permission denied)
     E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?

ao tentar qualquer dos métods do apt-get com excessão do source, você não tem permissão root, ou seja, está acessando como usuário normal.

Há um erro parecido com o de cima que acontece ao rodar duas instâncias do apt-get juntas ou mesmo ao tentar rodar o apt-get enquanto há um processo do dpkg ativo. O único método que pode rodar simultâneamente com outro é o source.

Caso uma instalação quebre durante o processo e você fique impossibilitado de instalar e remover pacotes, tente rodar esses dois comandos:

     # apt-get -f install
     # dpkg --configure -a

E tente o processo novamente, pode ser preciso rodar o segundo comando acima mais vezes. Essa é uma dica importante aos aventureiros que usam `unstable'.

Se você receber o erro "E: Dynamic MMap ran out of room" ao rodar apt-get update, adicione a linha seguinte ao /etc/apt/apt.conf:

     APT::Cache-Limit 10000000;

7.2 Onde consigo ajuda?

Caso alguma dúvida cruel venha à sua cabeça, consulte a extensiva documentação existente sobre o sistema de empacotamento do Debian. --help's e manpages podem ser de enorme ajuda para você, assim como a documentação contida nos diretórios do /usr/share/doc como o apt.

Se mesmo assim a dúvida persistir, consulte as listas do Debian por uma resposta. Você pode conseguir mais informações sobre a lista específica para usuários falantes da língua portuguesa em: http://debian-br.cipsga.org.br, o site do projeto Debian-BR. Outras listas do Debian podem ser encontradas na página do Debian em: http://www.debian.org. Uma boa parte dessa página se encontra traduzida graças ao esforço do Debian-BR.

Lembre-se de que essas listas e recursos devem ser usados apenas por usuários do Debian, usuários de outros sistemas devem encontrar um melhor suporte junto à suas distribuições.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ próximo ]

Como usar o APT

1.8.10 - Novembro de 2004

Gustavo Noronha Silva kov@debian.org