Recomendações para utilização das Listas

Esse documento é fortemente baseado na RFC1855 e nas instruções e recomendações das listas de discussão do Projeto Debian.

Também é fortemente baseado nas Regras de Conduta para as Listas do Debian-BR criado pelo Debian Brasil.

1 - Introdução

O Projeto Debian-BR tem participantes distribuídos por todo o Brasil. Portanto, o e-mail é o meio preferido para discutir vários assuntos pertinentes à Comunidade e ao Projeto.

Nossa lista é aberta para todo mundo, o que significa que qualquer um pode ler tudo o que é publicado, e participar das discussões. Qualquer um pode participar de nossa comunidade e espalhar o software livre pelo mundo.

Há um software de processamento automático de mail chamado MailMan, que fica num servidor chamado alioth onde estão a maioria dos Grupos de Usuários Debian Brasileiros. Todas as mensagens de pedidos de inscrição, cancelamento de inscrição e submissão têm que ser mandadas para endereços específicos nessa máquina, no caso específico de nossa lista, você pode obter mais informações nesse link.

2 - Uso básico

A utilização é bastante simples, para enviar mensagens inscreva-se na página de detalhes da lista debian-br-geral.

3 - Aviso / Política de privacidade / Informação legal

As listas de discussão são fóruns públicos. Todas as mensagens enviadas para as listas são distribuídas para os assinantes da lista e copiadas para o arquivo público, para que as pessoas naveguem ou procurem sem a necessidade de serem assinantes da lista.

Podem haver outros lugares onde nossas listas são distribuídas -- certifique-se de nunca enviar qualquer material confidencial ou não licenciado para elas. Isto inclui itens como endereços de e-mail. Uma nota particular é o fato que spammers, vírus, worms, etc. são conhecidos por abusar dos endereços de e-mail postados em nossas listas.

O Debian-BR mantêm as listas de discussão com boa fé e irão seguir os passos necessários para minimizar todo o abuso notado e manter o serviço normal e ininterrupto. Ao mesmo tempo, não são responsáveis por todas as mensagens nas listas de discussão e nem por algo que possa acontecer em relação a elas.

4 - Aviso de responsabilidade para a lista de discussão do debian-br-geral

Nossas listas de discussão são fóruns públicos, e os arquivos de nossas listas de discussão também são públicos.

Enviando uma mensagem para um fórum público, você concorda com a distribuição pública de seu artigo. Todas as mensagens enviadas nossa lista de discussão serão distribuídas publicamente e arquivadas nos nossos arquivos de listas de discussão.

Todas as mensagens enviadas por uma pessoa diretamente para a lista, ou respostas de outros para essas mensagens, são consideredas públicas.

Obviamente o autor ainda possuí o copyright do conteúdo destas mensagens que ele escreveu. No entanto, isto não significa que o Debian e/ou Debian-BR têm a obrigação de removê-las dos arquivos das listas após sua publicação.

Os arquivos das listas de discussão têm sido públicos desde antes de você enviar uma mensagem para o endereço da lista de discussão. Você é responsável por determinar para quem você está enviando sua mensagem. Você não pode enviar mensagens para recipientes arbitrários e esperar que eles sejam automaticamente forçados a aceitar seus termos para receber suas mensagens.

A comunidade Debian-BR não aceita nenhuma responsabilidade pelas opiniões e informações enviadas para sua lista de discussão por outros. Nossa comunidade se isenta de todas as garantias com relação a informações enviadas para suas listas de discussão, enviadas por outros, esta isenção inclui todas as garantias implicitas de mercantilidade e funcionalidade para um dado propósito. Em nenhum evento o Debian-BR será responsável por quaisquer danos especiais, indiretos ou conseqüênciais, ou danos de qualquer tipo, resultando em perca de usabilidade, dados ou lucros, vindos de ou em conexão com o uso de qualquer informação enviada para a lista de discussão do Debian-BR.

Enviando materiais, as partes enviantes garantem e representam que elas possuem o copyright que diz respeito a tais materiais, que receberam permissão do dono do copyright ou que o material está em domínio público. Esta parte enviante também garante e representa que ela possue o direito completo a enviar tal material e que tal envio não irá infringir quaisquer direitos ou interesses de outros.

A Debian e o Debian-BR geralmente não monitoram suas listas de discussão por envios impróprios, e não fazem controle editorial das mensagens. No entanto, nós nos reservamos o direito de previnir o envio para as listas de discussão no evento de falha para cumprir o código de conduta da lista de discussão.

5 - Código de Conduta

Quando utilizando a lista do Debian-BR, por favor siga as seguintes regras:

Qualquer violação dessas regras leva à moderação, podendo levar à suspensão e finalmente à expulsão/banimento da lista.

6 - Sobre os Moderadores

Os atuais moderadores foram escolhidos pelo criador da lista. A escolha foi baseada na confiança e credibilidade.

Com a estruturação do projeto a moderação passa a ser decidida internamente já que a lista pertence à comunidade. Sendo assim os moderadores são escolhidos pelo Líder da Comunidade GUD-BR-PR e pelos atuais moderadores.

Qualquer pessoa está apta a atuar como um moderador, no entanto, algumas considerações são válidas: