#FiqueEmCasaUseDebian: foram 35 dias de palestras, traduções e empacotamentos

08/06/2020 por Paulo Henrique de Lima Santana

A Comunidade Debian Brasil promoveu de 3 de maio a 6 de de junho de 2020 o evento online chamado #FiqueEmCasaUseDebian. Durante 27 noites, os DDs Daniel Lenharo e Paulo Santana receberam pessoas convidadas para compartilherem seus conhecimentos, e o que estava inicialmente previsto para acabar no dia 30 de maio, acabou se extendendo por mais uma semana atendendo a pedidos da comunidade. O formato do evento foi fortemente inspirado no #FiqueEmCasaConf realizado durante o mês de abril pelo Jeferson Fernando do site LINUXtips.

Estatísticas

Foram 27 atividades transmitidas ao vivo, sendo uma por dia, e que estão disponíveis no canal Debian Brasil no YouTube e o Peertube. As 21 pessoas que participaram das lives transmitindo seus conhecimentos produziram aproximadamente 35 horas de conteúdo sobre temas relacionados ao Debian. Até o dia do encerramento, o canal no YouTube havia registrado:

Acreditamos que boa parte da audiência de outros países provavelmente acessou a palestra em inglês realizada pelo atual DPL Jonathan Carter com o título A mixed bag of Debian.

Sprint de tradução

A equipe de localização para português do Brasil (debian-l10n-portuguese) pegou carona na mobilização do #FiqueEmCasaUseDebian para promover a chamada de novos as) contribuidores(as) para ajudarem a traduzir o site debian.org. Foi agendado então a realização de um sprint de tradução nos dia 28 e 29 de maio, dentro da MiniDebCamp mundial online.

A lista de discussão debian-l10n-portuguese que há muito tempo recebia poucas mensagens por mês, teve 778 novas mensagens de 1 de maio até hoje (08/06/2020) com assuntos diversos como pedidos de orientação sobre como traduzir, dúvidas sobre o que fazer, sugestões, explicações, pseudo-urls que fazem parte do processo de tradução, etc.

Isso resultou em 4 novas páginas traduzidas e 58 páginas com traduções atualizadas. A quantidade muito maior de atualizações se deve ao fato da equipe ter decidido focar os esforços em zerar o número de páginas com esse status.

Venha fazer parte dessa equipe você também e ajudar o Projeto Debian!

Maratona de empacotamento

No mesmo período do #FiqueEmCasaUseDebian, um grupo de cinco DDs brasileiros organizou uma maratona online de empacotamento para ensinar aquelas pessoas que queriam aprender como empacotar softwares para o Debian. e assim se tornarem novas contribuidoras nessa área.

Durante cinco sábados foram realizados encontros ao vivo online pelo jitsi para os DDs ensinarem os procedimentos de empacotamento. Posteriormente durante os dias da semana eram enviadas tarefas para essas pessoas realizarem, e toda noite havia pelo meno um desses DD de plantão para tirar dúvidas pelo jitsi.

Os números da maratona mostram que o saldo é muito positivo e que o trabalho pode ser considerado um sucesso. Foram no total:

Torcemos para que desse grupo de pessoas saiam novos DMs, e posteriormente novos DDs, que ajudem a manter o Debian como sendo o sistema operacional universal.

Palavras finais

O objetivo do #FiqueEmCasaUseDebian foi levar conteúdo para as pessoas que estão enfrentando esse momento difícil de isolamento social por causa da pandemia do COVID-19. Se temos que ficar em casa o máximo de tempo possível, podemos tentar pelo menos tentar aprender algo novo, conversar online com velhos(as) amigos(as) ou conhecer pessoas novas, mesmo a distância. Esperamos que esses dias tenham nos ajudado a ficarmos mais próximos uns dos outros e em torno do Debian.