MiniDebConf Curitiba 2017 - um breve relato
30/03/2017 porCom esta segunda edição da MiniDebConf Curitiba, o evento se consolida como o principal encontro da comunidade brasileiras de usuários e desenvolvedores Debian.
De 17 a 19 de março de 2017 foi realizada a segunda edição da MiniDebConf Curitiba 2017 no Campus central da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba - PR.
No dia 17 (sexta-feira) o evento aconteceu das 14:00h às 19:00h no miniauditório, iniciando com a abertura oficial da MiniDebConf Curitiba 2017 seguida de 03 palestras. Nos dias 18 e 19 (sábado e domingo) as atividades aconteceram das 10:00h às 19:00h paralelamente em ambientes diferentes: no miniauditório, em uma sala ao lado da secretaria, e em dois laboratórios.
Números da edição 2017
Durante os três dias de evento aconteceram diversas atividades para todos os níveis de usuários e colaboradores do projeto Debian. A programação oficial foi composta de:
- 16 palestras de todos os níveis;
- 06 oficinas para atividades do tipo mão na massa;
- 06 lightning talks sobre temas diversos;
- Install fest para instalar Debian nos notebook dos participantes;
- BSP (Bug Squashing Party - Festa de Caça à Bugs) que colaborou na resolução de alguns bugs críticos e consequentemente foi uma preciosa contribuição da comunidade brasileira para o lançamento da versão 9 - codinome Stretch, que deve acontecer em breve.
Os números finais da MiniDebConf Curitiba 2017 são os seguintes:
- Total de pessoas inscritas: 342
- Total de pessoas presentes: 143
Dos 143 participantes, 12 eram contribuidores oficiais brasileiros sendo 7 DDs (Debian Developers) e 5 (Debian Maintainers). A organização foi realizada por 9 pessoas que começaram a trabalhar ainda no final de 2016 e 22 voluntários que ajudaram durante o evento.
A diferença entre o número de pessoas inscritas e o número de pessoas presentes provavelmente se explica pelo fato de não haver cobrança de inscrição, então se a pessoa desistir de ir ao evento ela não terá prejuízo financeiro.
A edição 2017 da MiniDebconf Curitiba mostra o resultado dos constantes esforços realizados ao longo dos últimos anos para atrair mais colaboradores para a comunidade Debian no Brasil. Esse resultado pode ser visto nos números comparados a edição de 2016: houve um aumento de 68% no número de participantes; aumento em 50% do número de palestras na grade; maior diversidade de temas e elevação do nível técnico das atividades e; entre as edições de 2016 e 2017, 4 pessoas se tornaram Debian Developer e 3 Debian Maintainer. Você pode ler o relato da MiniDebConf 2016.
Participação feminina
Tivemos a presença de 32 mulheres entre participantes, voluntárias e organizadoras, mas infelizmente não tivemos nenhuma palestrante mulher. Apesar do esforço da organização para parantir palestrantes mulheres que pudessem falar sobre temas relacionados ao Debian, isso não foi possível. Foi discutida a possibilidade de trazer pela menos uma Debian Developer estrangeira da Europa, mas os recursos financeiros não foram suficientes.
A organização reconhece esta falha e reforça a necessidade da campanha iniciada ano passado para promover a maior participação de mulheres contribuindo para o Projeto Debian e palestrando sobre temas relacionados. O Brasil tem duas mulheres Debian Developers mas atualmente elas moram fora do país. O objetivo nos próximos anos é aumentar este número.
Campanha de financiamento coletivo
Uma novidade importante marcou esta edição da MiniDebConf: elaboramos uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) e conseguimos arrecadar o dinheiro para custear as despesas diversas como materiais gráficos (crachás, cartazes, banners de lona), cordões de crachá, coffee-breaks, diárias do pessoal que trabalhou no final de semana no auditório e nos laboratórios da Universidade, etc. O crowdfunding foi uma experência inédita, até então não tínhamos relato de tal iniciativa e isso mostra mais uma vez a força e empenho da comunidade. A meta inicial era de R\$ 2.000,00 e foram arrecadados R\$ 2.800,00 com a colaboração de 52 doadores do Brasil e do exterior.
Cada participante recebeu: crachá, cordão de crachá com a logo do Debian, cubo de papel para montar com dicas de como contribuir com o Debian.
Venda de produtos
Não podemos deixar de comentar da tradicional lojinha, que se faz presente em todos os eventos, com diversos produtos como camisetas, chaveiros, bottons, canecas e adesivos. Os valores arrecados com a venda dos diversos produtos é totalmente revertida para custear a realização dos eventos Debian no Brasil e também outros eventos organizados pela Comunidade Curitiba Livre.
Bug Squashing Party - Festa de Caça à Bugs (BSP)
Durante o evento realizamos uma Bug Squashing Party (BSP), onde visamos resolver bugs críticos que impedissem o lançamento da próxima versão estável do Debian (Stretch). Apesar de ter acontecido paralelamente a diversas atividades dentro da programação do evento, conseguimos nos dedicar uma parte do tempo e enviar patches para solucionar 3 bugs críticos. Além dos 3 bugs fechados, houve a descoberta de um bug grave que afetava updates Jessie -> Stretch, este bug foi reportado por um participante do evento e este teve ajuda de um DM, que não estava participando do BSP, mas que o auxiliou na abertura do bugreport e na resolução do mesmo #858200.
Consideramos um bom resultado, já que tivemos 3 pessoas trabalhando nessa atividade no decorrer dos dias, sendo essa uma contribuição valiosa da comunidade Debian Brasil em um curto espaço de tempo.
Fotos e vídeos
Fizemos um esforço para transmitir ao vivo as atividades que aconteceram no miniauditório e gravamos para disponibilizar os arquivos no repositório de vídeos do Debian. Você pode assistir as palestras no link abaixo:
Fotógrafos voluntários ajudaram a registrar todo o evento e as fotos estão no link:
Uso de redes sociais livres
Desde o início da organização da MiniDebConf Curitiba 2017 usamos as redes sociais livres para divulgar o evento. Além dessa divulgação prévia, tínhamos como meta fazer uma cobertura durante o evento publicando noticias e fotos nas redes sociais livres para ajudar a gerar conteúdo e levar para mais pessoas para elas.
Com a ajuda de voluntários, conseguimos atingir parcialmente esse objetivo porque infelizmente a rede diaspora.softwarelivre.org ficou offline três dias antes do início da MiniDebConf, e a rede identi.ca ficou fora do ar no segundo dia. Veja as pulblicações que fizemos e aproveite para se inscrever nas redes:
- GNU Social: https://quitter.se/debianbrasil
- Pump.io: https://identi.ca/debianbrasil
- Diaspora: https://diaspora.softwarelivre.org/u/curitibalivre
- Hubzilla: https://hub.vilarejo.pro.br/channel/debianbrasil
Evento Parceiro
Durante a MiniDebConf aconteceu um evento convidado chamado "Inspire-se! Mulheres na Computação - Experiências e Aprendizados" que foi organizado pelo grupo de estudos Emílias - Armação em Bits da UTFPR e a Adriana Cássia da Costa que participou da organizaçao da MiniDebConf. Essa atividade aconteceu no sábado (18/03) no período da tarde com uma painel que debateu sobre como ser desenvolvedora de software, uma palestra sobre machine learning outra sobre iniciativar para mulheres na tecnologia.
O maior do público foi composto por mulheres que participam de alguma iniciativa que incentiva a participação de mulheres na tecnologia e também tivemos pessoas que tem interesse em trabalhar com tecnologia e foram ao evento para saber como fazer isso.
Essa foi a primeira vez que tivemos eventos parceiros acontecendo durante a MiniDebConf e o resultado foi muito positivo. Conseguimos debater vários assuntos como o mercado de trabalho de TI, como se tornar um bom profissional na área, a inclusão de pessoas de diferentes áreas na tecnologia, a questão ética e social que estão envolvidas na tecnologia.
Veja as fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/curitibalivre/albums/72157679965837780
Agradecimentos
Agradecemos a todos que estiveram presentes e fizeram da MiniDebConf Curitiba 2017 um sucesso!
Agradecemos aos palestrantes que nos presentearam com palestras de alto nível, aos participantes que a todo momento expuseram os seus pontos de vista e enriqueceram as discussões, e a todos os voluntários e voluntárias que não mediram esforços para a organização do evento.
Agradecemos aos professores e funcionários da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que tão bem nos receberam e cederam seu espaço para a realização da MiniDebConf.
Por fim, agradecemos as empresas 4Linux e Locaweb que acreditaram em nosso potencial e adquiriram cada uma delas a cota de patrocínio de maior valor.
Reforçamos o convite para que mais pessoas venham colaborar com a comunidade Debian Brasil.