MiniDebConf Curitiba 2017 - um breve relato

30/03/2017 por Paulo Henrique de Lima Santana

Foto banner minidebconf2017

Com esta segunda edição da MiniDebConf Curitiba, o evento se consolida como o principal encontro da comunidade brasileiras de usuários e desenvolvedores Debian.

De 17 a 19 de março de 2017 foi realizada a segunda edição da MiniDebConf Curitiba 2017 no Campus central da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba - PR.

No dia 17 (sexta-feira) o evento aconteceu das 14:00h às 19:00h no miniauditório, iniciando com a abertura oficial da MiniDebConf Curitiba 2017 seguida de 03 palestras. Nos dias 18 e 19 (sábado e domingo) as atividades aconteceram das 10:00h às 19:00h paralelamente em ambientes diferentes: no miniauditório, em uma sala ao lado da secretaria, e em dois laboratórios.

Números da edição 2017

Durante os três dias de evento aconteceram diversas atividades para todos os níveis de usuários e colaboradores do projeto Debian. A programação oficial foi composta de:

Os números finais da MiniDebConf Curitiba 2017 são os seguintes:

Dos 143 participantes, 12 eram contribuidores oficiais brasileiros sendo 7 DDs (Debian Developers) e 5 (Debian Maintainers). A organização foi realizada por 9 pessoas que começaram a trabalhar ainda no final de 2016 e 22 voluntários que ajudaram durante o evento.

A diferença entre o número de pessoas inscritas e o número de pessoas presentes provavelmente se explica pelo fato de não haver cobrança de inscrição, então se a pessoa desistir de ir ao evento ela não terá prejuízo financeiro.

A edição 2017 da MiniDebconf Curitiba mostra o resultado dos constantes esforços realizados ao longo dos últimos anos para atrair mais colaboradores para a comunidade Debian no Brasil. Esse resultado pode ser visto nos números comparados a edição de 2016: houve um aumento de 68% no número de participantes; aumento em 50% do número de palestras na grade; maior diversidade de temas e elevação do nível técnico das atividades e; entre as edições de 2016 e 2017, 4 pessoas se tornaram Debian Developer e 3 Debian Maintainer. Você pode ler o relato da MiniDebConf 2016.

Minidebconf2017 banners

Participação feminina

Tivemos a presença de 32 mulheres entre participantes, voluntárias e organizadoras, mas infelizmente não tivemos nenhuma palestrante mulher. Apesar do esforço da organização para parantir palestrantes mulheres que pudessem falar sobre temas relacionados ao Debian, isso não foi possível. Foi discutida a possibilidade de trazer pela menos uma Debian Developer estrangeira da Europa, mas os recursos financeiros não foram suficientes.

A organização reconhece esta falha e reforça a necessidade da campanha iniciada ano passado para promover a maior participação de mulheres contribuindo para o Projeto Debian e palestrando sobre temas relacionados. O Brasil tem duas mulheres Debian Developers mas atualmente elas moram fora do país. O objetivo nos próximos anos é aumentar este número.

Minidebconf2017 mulheres

Campanha de financiamento coletivo

Uma novidade importante marcou esta edição da MiniDebConf: elaboramos uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) e conseguimos arrecadar o dinheiro para custear as despesas diversas como materiais gráficos (crachás, cartazes, banners de lona), cordões de crachá, coffee-breaks, diárias do pessoal que trabalhou no final de semana no auditório e nos laboratórios da Universidade, etc. O crowdfunding foi uma experência inédita, até então não tínhamos relato de tal iniciativa e isso mostra mais uma vez a força e empenho da comunidade. A meta inicial era de R\$ 2.000,00 e foram arrecadados R\$ 2.800,00 com a colaboração de 52 doadores do Brasil e do exterior.

Cada participante recebeu: crachá, cordão de crachá com a logo do Debian, cubo de papel para montar com dicas de como contribuir com o Debian.

Prestação de contas.

Minidebconf2017 doadores

Venda de produtos

Não podemos deixar de comentar da tradicional lojinha, que se faz presente em todos os eventos, com diversos produtos como camisetas, chaveiros, bottons, canecas e adesivos. Os valores arrecados com a venda dos diversos produtos é totalmente revertida para custear a realização dos eventos Debian no Brasil e também outros eventos organizados pela Comunidade Curitiba Livre.

Minidebconf2017 lojinha

Bug Squashing Party - Festa de Caça à Bugs (BSP)

Durante o evento realizamos uma Bug Squashing Party (BSP), onde visamos resolver bugs críticos que impedissem o lançamento da próxima versão estável do Debian (Stretch). Apesar de ter acontecido paralelamente a diversas atividades dentro da programação do evento, conseguimos nos dedicar uma parte do tempo e enviar patches para solucionar 3 bugs críticos. Além dos 3 bugs fechados, houve a descoberta de um bug grave que afetava updates Jessie -> Stretch, este bug foi reportado por um participante do evento e este teve ajuda de um DM, que não estava participando do BSP, mas que o auxiliou na abertura do bugreport e na resolução do mesmo #858200.

Consideramos um bom resultado, já que tivemos 3 pessoas trabalhando nessa atividade no decorrer dos dias, sendo essa uma contribuição valiosa da comunidade Debian Brasil em um curto espaço de tempo.

Minidebconf2017 bsp

Fotos e vídeos

Fizemos um esforço para transmitir ao vivo as atividades que aconteceram no miniauditório e gravamos para disponibilizar os arquivos no repositório de vídeos do Debian. Você pode assistir as palestras no link abaixo:

youtube ou peertube

Fotógrafos voluntários ajudaram a registrar todo o evento e as fotos estão no link:

http://deb.li/2017br

Uso de redes sociais livres

Desde o início da organização da MiniDebConf Curitiba 2017 usamos as redes sociais livres para divulgar o evento. Além dessa divulgação prévia, tínhamos como meta fazer uma cobertura durante o evento publicando noticias e fotos nas redes sociais livres para ajudar a gerar conteúdo e levar para mais pessoas para elas.

Com a ajuda de voluntários, conseguimos atingir parcialmente esse objetivo porque infelizmente a rede diaspora.softwarelivre.org ficou offline três dias antes do início da MiniDebConf, e a rede identi.ca ficou fora do ar no segundo dia. Veja as pulblicações que fizemos e aproveite para se inscrever nas redes:

Evento Parceiro

Durante a MiniDebConf aconteceu um evento convidado chamado "Inspire-se! Mulheres na Computação - Experiências e Aprendizados" que foi organizado pelo grupo de estudos Emílias - Armação em Bits da UTFPR e a Adriana Cássia da Costa que participou da organizaçao da MiniDebConf. Essa atividade aconteceu no sábado (18/03) no período da tarde com uma painel que debateu sobre como ser desenvolvedora de software, uma palestra sobre machine learning outra sobre iniciativar para mulheres na tecnologia.

O maior do público foi composto por mulheres que participam de alguma iniciativa que incentiva a participação de mulheres na tecnologia e também tivemos pessoas que tem interesse em trabalhar com tecnologia e foram ao evento para saber como fazer isso.

Essa foi a primeira vez que tivemos eventos parceiros acontecendo durante a MiniDebConf e o resultado foi muito positivo. Conseguimos debater vários assuntos como o mercado de trabalho de TI, como se tornar um bom profissional na área, a inclusão de pessoas de diferentes áreas na tecnologia, a questão ética e social que estão envolvidas na tecnologia.

Veja as fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/curitibalivre/albums/72157679965837780

Agradecimentos

Agradecemos a todos que estiveram presentes e fizeram da MiniDebConf Curitiba 2017 um sucesso!

Agradecemos aos palestrantes que nos presentearam com palestras de alto nível, aos participantes que a todo momento expuseram os seus pontos de vista e enriqueceram as discussões, e a todos os voluntários e voluntárias que não mediram esforços para a organização do evento.

Agradecemos aos professores e funcionários da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que tão bem nos receberam e cederam seu espaço para a realização da MiniDebConf.

Por fim, agradecemos as empresas 4Linux e Locaweb que acreditaram em nosso potencial e adquiriram cada uma delas a cota de patrocínio de maior valor.

Reforçamos o convite para que mais pessoas venham colaborar com a comunidade Debian Brasil.

Foto oficial minidebconf2017

Minidebconf2017 patroc org