Organize o Debian Day 2018 na sua cidade

10/05/2018 por Paulo Henrique de Lima Santana

Em julho 2019 Curitiba sediará a 20a edição da DebConf - Conferência Mundial de Desenvolvedores(as) do Projeto Debian e para celebrar a vinda do evento para o Brasil, estamos lançando esta convocação para que as comunidades locais organizem o Debian Day em suas cidades.

O que é Debian Day?

É um evento internacional realizado anualmente no dia 16 de agosto ou no final de semana mais próximo para comemorar o aniversário do Debian. Sendo um dia totalmente dedicado a divulgação e contribuições ao projeto.

Tendo como nome do evento "Debian Day", em português "Dia Debian", ou ainda "Dia D".

O Brasil sempre foi o país que teve mais cidades organizando o Debian Day no mundo, mas nos últimos anos a quantidade de cidades diminuiu bastante, como você pode ver nas estatísticas.

Como descubro se terá Debian Day na minha cidade?

Você pode acessar a página na wiki que lista todas as cidades que estão organizando:

https://wiki.debian.org/DebianDay/2018

Minha cidade não está na lista, e agora?

Você pode chamar a comunidade local de software livre para organizar o Debian Day na sua cidade :-)

Ok, decidimos organizar o Debian Day aqui, o que devemos fazer?

Vocẽ deve inserir a sua cidade na lista de cidades na wiki do Debian. Para isso:

Mesmo que você use um site externo com informações sobre o Debian Day na sua cidade, você deve inserir as informações básica na wiki do Debian. A sua cidade só contará oficialmente como cidade organizadora se estiver na wiki.

Se inscreva na lista de discussão debian-br-eventos para conversar com outros brasileiros. Lá você pode avisar que vai ter Debian Day na sua cidade, tirar dúvidas, discutir dicas e sugestões, etc.

É obrigatório ser no dia 16 de agosto (quinta-feira)?

Não, mas o ideal é que seja na mesma semana. Se para vocês for melhor fazer no sábado para aumentar a participação das pessoas, você pode fazer no sábado mais próximo do dia 16/08, que este ano será dia 18/08.

Deve ser um evento grande?

Não, não precisa ser um evento grande! O tamanho do Debian Day na sua cidade será do tamanho que vocês quiserem/puderem organizar.

Qual deve ser o formato do evento?

Não existe um formato fixo, vocês são livres para definir o formato que ficar melhor para a comunidade.  Algumas sugestões são:

É importante que vocês entendam que não existe uma competição para ver qual cidade organizará o "maior Debian Day do mundo". Um encontro em um bar a noite conta tanto quanto um dia inteiro de palestras e oficinas. Os dois modelos servirão para celebrar o aniversário do Debian.

Precisa de ter bolo?

Não precisa, mas se tiver será muito legal, seja um bolo caseiro ou profissional.

Bolos

Material gráfico

Se você fez alguma arte para este evento, compartilhe com todos! E colocar link para o material aqui.

Dicas e sugestões

A Adriana Costa fez uma palestra na MiniDebConf 2018 em Curitiba sobre "5 motivos para celebrar o Debian Day". Você pode ver o vídeo aqui ou no YouTube.

Traduzido da wiki: Se você deseja organizar o Day na sua cidade, recomendamos que você siga estas instruções:

Façam fotos

Façam fotos do Debian Day na sua cidade e publique para a gente ver como foi.

Veja as fotos de algumas cidades de 2017:

Arquivo svg