Participação da comunidade Debian no Latinoware 2022

12/11/2022 por Paulo Henrique de Lima Santana

De 2 a 4 de novembro de 2022 aconteceu a 19º edição do Latinoware - Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, em Foz do Iguaçu. Após 2 anos acontecendo de forma online devido a pandemia do COVID-19, o evento voltou a ser presencial e sentimos que a comunidade Debian Brasil deveria estar presente. Nossa última participação no Latinoware foi em 2016

A organização do Latinoware cedeu para a comunidade Debian Brasil um estande para que pudéssemos ter contato com as pessoas que visitavam a área aberta de exposições e assim divulgarmos o projeto Debian. Durante os 3 dias do evento, o estande foi organizado por mim (Paulo Henrique Santana) como Desenvolvedor Debian, e pelo Leonardo Rodrigues como contribuidor Debian. Infelizmente o Daniel Lenharo teve um imprevisto de última hora e não pode ir para Foz do Iguaçu (sentimos sua falta lá!).

Latinoware 2022 estande 1

Várias pessoas visitaram o estande e aquelas mais iniciantes (principalmente estudantes) que não conheciam o Debian, perguntavam do que se tratava o nosso grupo e a gente explicava vários conceitos como o que é Software Livre, distribuição GNU/Linux e o Debian propriamente dito. Também recebemos pessoas da comunidade de Software Livre brasileira e de outros países da América Latina que já utilizavam uma distribuição GNU/Linux e claro, muitas pessoas que já utilizavam Debian. Tivemos algumas visitas especiais como do Jon maddog Hall, do Desenvolvedor Debian Emeritus Otávio Salvador, do Desenvolvedor Debian Eriberto Mota, e dos Mantenedores Debian Guilherme de Paula Segundo e Paulo Kretcheu.

Latinoware 2022 estande 4

Foto da esquerda pra direita: Leonardo, Paulo, Eriberto e Otávio.

Latinoware 2022 estande 5

Foto da esquerda pra direita: Paulo, Fabian (Argentina) e Leonardo.

Além de conversarmos bastante, distribuímos adesivos do Debian que foram produzidos alguns meses atrás com o patrocínio do Debian para serem distribuídos na DebConf22(e que haviam sobrado), e vendemos várias camisetas do Debian produzidas pela comunidade Curitiba Livre.

Latinoware 2022 estande 2

Latinoware 2022 estande 3

Também tivemos 3 palestras inseridas na programação oficial do Latinoware. Eu fiz as palestras: “como tornar um(a) contribuidor(a) do Debian fazendo traduções” e “como os SysAdmins de uma empresa global usam Debian”. E o Leonardo fez a palestra: “vantagens da telefonia Open Source nas empresas”.

Latinoware 2022 estande 6

Foto Paulo na palestra.

Agradecemos a organização do Latinoware por receber mais uma vez a comunidade Debian e gentilmente ceder os espaços para a nossa participação, e parabenizamos a todas as pessoas envolvidas na organização pelo sucesso desse importante evento para a nossa comunidade. Esperamos estar presentes novamente em 2023.

Agracemos também ao Jonathan Carter por aprovar o suporte financeiro do Debian para a nossa participação no Latinoware.

Versão em inglês