Participação do Brasil na DebConf21
02/09/2021 porA equipe de publicidade do Debian publicou uma notícia no site com o título termina a DebConf21 on-line relatando de maneira geral como foi o evento. Como já era de se esperar, a DebConf21 que aconteceu online de 24 a 28 de agosto de 2021 foi um sucesso!
Na edição da DebConf deste ano foi aberta uma chamada para trilhas de atividades por idioma, e nós do Debian Brasil nos inscrevemos para receber propostas de atividades em português.
Recebemos 7 propostas de atividades e foi possível agendar todas na grade de programação, divididas em três dias durante a noite, ideal para quem mora no Brasil por ser fora do nosso horário comercial.
As atividades foram:
- Abertura da trilha português - Paulo Henrique de Lima Santana e Daniel Lenharo.
- BoF Times locais Brasil - Daniel Lenharo, Paulo Santana, Lucas Kanashiro, Sérgio Durigan, Paulo Kretcheu, Felipe Maia, Sérgio Cipriano.
- Construindo máquinas virtuais com KVM, QEMU e LibVirt - Fernão Vellozo.
- Hacker ou Maker: Uma analise a partir do contrato social do sistema operacional universal - Antonio Marques.
- Meus passos utilizando Linux - Tiago Zaniquelli.
- O Profissional da Educação e o Debian: pelo uso de softwares livres nas escolas - Ramon Mulin.
- Trabalho das comunidades brasileiras na tradução de softwares livres - Thiago Pezzo, Carlos Melara, Daniel Lenharo, Paulo Santana, Ricardo Fonseca.
Sobre essa última atividade, você pode ler aqui no nosso site um resumo do que aconteceu.
Além destas atividades em português, tivemos a participação dos brasileiros Antonio Terceiro, Daniel Lenharo, Fernao Vellozo, Lucas Kanashiro, Nick Vidal, Paulo Santana, Sérgio Durigan Júnior em outras atividades em inglês.
Os brasileiros Carlos Melara, Daniel Lenharo e Paulo Santana ajudaram durante a transmissão das atividades desempenhando os papeis de diretores ou de apresentadores (talk meister).
Infelizmente não tivemos a participação de mulheres brasileiras entre os palestrantes e voluntários, o que não ajuda o aumento da diversidade do Debian no Brasil :-(
Este ano tivemos também uma empresa nacional entre os patrocinadores. A Globo, que já havia patrocinando a DebConf19 em Curitiba, foi patrocinadora Silver na DebConf21, o que nos deixou muito felizes por ter uma empresa brasileira apoiando o evento.
No encerramento da DebConf21 foram apresentados alguns dados estatísticos que mostraram os(as) brasileiros(as) entre os primeiros lugares.
Quantidade de pessoas inscritas (attendees):
Gráfico das pessoas inscritas por país:
Atividades realizadas:
Gráfico dos palestrantes (speakers) por país:
Dados sobre a transmissão:
Gráfico das pessoas que assistiram por país:
Agradecemos a todas as pessoas envolvidas na realização da DebConf21 e aquelas que prestigiaram o evento assistindo as atividades.
Os(As) participantes foram convidadas a enviarem uma foto para compor a foto oficial da DebConf21.
Esperamos que em 2022 possamos nos encontrar pessoalmente na DebConf22 em Kosovo.