Participação do Brasil na DebConf21

02/09/2021 por Paulo Henrique de Lima Santana

A equipe de publicidade do Debian publicou uma notícia no site com o título termina a DebConf21 on-line relatando de maneira geral como foi o evento. Como já era de se esperar, a DebConf21 que aconteceu online de 24 a 28 de agosto de 2021 foi um sucesso!

Na edição da DebConf deste ano foi aberta uma chamada para trilhas de atividades por idioma, e nós do Debian Brasil nos inscrevemos para receber propostas de atividades em português.

Recebemos 7 propostas de atividades e foi possível agendar todas na grade de programação, divididas em três dias durante a noite, ideal para quem mora no Brasil por ser fora do nosso horário comercial.

As atividades foram:

Sobre essa última atividade, você pode ler aqui no nosso site um resumo do que aconteceu.

Além destas atividades em português, tivemos a participação dos brasileiros Antonio Terceiro, Daniel Lenharo, Fernao Vellozo, Lucas Kanashiro, Nick Vidal, Paulo Santana, Sérgio Durigan Júnior em outras atividades em inglês.

Os brasileiros Carlos Melara, Daniel Lenharo e Paulo Santana ajudaram durante a transmissão das atividades desempenhando os papeis de diretores ou de apresentadores (talk meister).

Voluntários

Infelizmente não tivemos a participação de mulheres brasileiras entre os palestrantes e voluntários, o que não ajuda o aumento da diversidade do Debian no Brasil :-(

Este ano tivemos também uma empresa nacional entre os patrocinadores. A Globo, que já havia patrocinando a DebConf19 em Curitiba, foi patrocinadora Silver na DebConf21, o que nos deixou muito felizes por ter uma empresa brasileira apoiando o evento.

Globo

No encerramento da DebConf21 foram apresentados alguns dados estatísticos que mostraram os(as) brasileiros(as) entre os primeiros lugares.

Quantidade de pessoas inscritas (attendees):

Número de pessoas inscritas

Gráfico das pessoas inscritas por país:

Gráfico de pessoas inscritas

Atividades realizadas:

Eventos

Gráfico dos palestrantes (speakers) por país:

Gráfico palestrantes

Dados sobre a transmissão:

Transmissão

Gráfico das pessoas que assistiram por país:

Gráfico público

Agradecemos a todas as pessoas envolvidas na realização da DebConf21 e aquelas que prestigiaram o evento assistindo as atividades.

Os(As) participantes foram convidadas a enviarem uma foto para compor a foto oficial da DebConf21.

Foto oficial

Esperamos que em 2022 possamos nos encontrar pessoalmente na DebConf22 em Kosovo.