Resultado do sprint DDTP-DDTSS da equipe l10n-pt-BR

10/04/2021 por Paulo Henrique de Lima Santana

A equipe de tradução do Debian para o português do Brasil realizou de 20 a 28 de março de 2021 um sprint para traduzir as descrições de pacotes do Debian e encorajar a participação de novos(as) colaboradores(as). Este é o segundo ano consecutivo em que um sprint é realizado pela equipe de tradução pt-BR. O primeiro aconteceu em maio de 2020 quando a equipe focou na tradução dos arquivos do site <debian.org> e resultou na tradução/atualização de todas as páginas principais durante os meses seguintes.

A primeira atividade do grupo foi um encontro virtual pelo Jitsi para uma rápida apresentação da equipe l10n-pt-BR . Depois os veteranos apresentaram aos(às) novatos(as) o DDTP - Projeto de Tradução de Descrições Debian e mostraram na prática como utilizar o DDTSS - Debian Distributed Translation Server Satellite. Durante a semana ainda foram realizados mais dois encontros com os mesmo objetivos para dar oportunidade a quem não pôde participar do encontro anterior.

Durante os dias deste sprint foram realizados mais de 100 novas traduções e mais de 650 revisões de traduções por 15 pessoas, para as quais deixamos nosso muito obrigado por suas contribuições e listamos seus nomes abaixo:

Para finalizar o sprint, realizamos um último encontro virtual para avaliação e discussão sobre os encaminhamentos futuros.

Nunca é tarde para começar a contribuir com o Debian! Se você também quer ajudar com tradução, leia a nossa página e venha fazer parte da nossa equipe.