DebConfs no Brasil

A DebConf é uma conferencia realizada anualmente e intinerante para voluntários(as) e desenvolvedores(as) do projeto Debian. Além de uma programação ampla com palestras técnicas, sociais e políticas, a DebConf fornece uma oportunidade para que desenvolvedores(as), colaboradores(as) e outras pessoas interessadas se encontrem pessoalmente e trabalhem juntas. A conferência tem sido realizada anualmente desde 2000 em locais variados como Canadá, Finlândia, México e Brasil.

Conferências Debian anteriores contaram com palestrantes de todo o mundo. Elas também foram extremamente benéficas para o desenvolvimento de componentes chaves do Debian, incluindo o novo instalador e melhorar a internacionalização do Debian.

Site: https://debconf.org

DebConf4 em Porto Alegre

A primeira edição da DebConf no Brasíl (e quinta edição geral do evento) foi a DebConf4 que aconteceu de 26 de maio a 2 de junho de 2004 na cidade de Porto Alegre - RS, na sede do SESC. Com a participação de desenvolvedores(as), voluntários(as), organizadores(aa). Confira um relatório completo aqui.

A DebConf4 ocorreu próximo à 5ª edição do FISL - Fórum Internacional Software Livre, o que possibilitou trabalhar junto em prol de convidar mais pessoas de fora do Brasil para o evento. Assim como a instituição qual captou e geriu os recursos administrativo e financeiro, foram em parte o mesmo corpo do FISL.

Site: http://debconf4.debconf.org

Debianday 2020 banner simples

BID de Belo Horozionte para a DebConf12

Em 2010/2011 a comunidade brasileira escreveu um BID e candidatou a cidade de Belo Horizonte para sediar a DebConf12 em 2012.

BID: https://wiki.debconf.org/wiki/DebConf12/Bids/Brazil/BeloHorizonte

Belo Horizonte perdeu para a cidade de Manágua na Nicarágua.

BID de Curitiba para a DebConf18

Em 2016/2017 a comunidade Debian de Curitiba escreveu um BID e candidatou a cidade para sediar a DebConf18 em 2018.

BID: https://wiki.debconf.org/wiki/DebConf18/Bids/Curitiba

Curitiba perdeu para a cidade de Hsinchu em Taiwan.

DebConf19 em Curitiba

Em 2017/2018 a comunidade Debian de Curitiba atualizou o BID anterior e candidatou novamente a cidade para sediar a DebConf19 em 2018.

BID: https://wiki.debconf.org/wiki/DebConf19/Bids/Curitiba/

A DebConf19 foi a 20ª edição da Conferência e aconteceu de 21 a 28 de julho de 2019, no Campus Central da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba - Paraná.

Na semana anterior à DebConf19, aconteceu a DebCamp de 14 a 19 de julho, que foi um período em que os(as)participantes do Projeto se reuniram para trabalharem nas melhorias do sistema operacional. E no dia 20 de julho aconteceu o Open Day, um dia totalmente dedicado ao público local com atividades que vão além do Debian, contendo temas relacionados a Software Livre e Código Aberto em geral.

Site: https://debconf19.debconf.org

Debianday 2020 banner simples