O que é o Debian?

O Debian é uma distribuição de GNU/Linux que tem como característica principal a universalidade. Ou seja, tentamos fazer com que ele seja um Sistema Operacional de caráter livre, e que possa ser usado em qualquer lugar do mundo, por qualquer pessoa. O Debian é feito por mais de 1500 voluntários(as) ao redor de todo o globo. Cada pacote, seja ele um programa, uma biblioteca ou documento, tem como responsável o(a) chamado(a) mantenedor(a), cujas tarefas incluem a compilação e a correção de bugs do pacote.

O Debian tem sido adotado por muitas entidades e tem atraído especialmente os governos, por ser independente de fornecedor, uma iniciativa 100% comunitária e ter um desenvolvimento aberto.

Mas por que usar o Debian?

Abaixo temos algumas razões que poderiam levar você a usar o Debian GNU/Linux:

O Debian é um sistema que procura fazer as coisas do jeito certo. Por muitas vezes, mostrou o caminho para que grandes migrações ocorressem na comunidade, como em relação à localização de arquivos. É improvável ver algum pacote trocar flexibilidade e qualidade por facilidade. A facilidade é um objetivo, mas tem de ser uma adição, não um substituto.

Como instalar o Debian?

1 - Links úteis no sítio oficial do Debian (se os links a seguir não estiverem em português, leia o rodapé das páginas para saber como configurar seu sistema para isso):

2 - Tutoriais e dicas:

3 - Voluntários para ajudar na instalação

Confira nossos voluntários(as) que podem te ajudar instalar seu primeiro Debian.

Casos de sucesso

Alguns exemplos de uso do Debian como base são: